top of page

Run Tejo - CM Socks | Atleta do Mês - Setembro/2021

Uma das nossas atletas seniores femininas, com imensos pódios conquistados e a atual rainha das corridas em montanhas que nos representa: Kcénia Bougrova!

Disposta a ajudar a equipa, mesmo com poucos treinos, mas sempre em grande destaque. Adora novos desafios e gosta de se desafiar ante novas provas que ache desafiantes!

Vem conhecê-la melhor! Aqui segue a sua entrevista:


Fotografia: Cedida pela Atleta


1. Quem é a Kcénia Bougrova?

É alguém que gosta de desafios e de tentar evoluir nos mesmos.


2. Há quantos anos treinas, e como é que o atletismo apareceu na tua vida?

Comecei a correr numa prova de corta mato escolar, em 2011. Ganhei e passei para o regional, ficando nas 10 primeiras, conseguindo passar ao nacional. Houve um problema no nacional, e parti depois de toda a gente, passando 300 pessoas sempre a abrir, a acelerar até à meta! Lembro-me de chegar lá e não estar cansada. E assim fui continuando a correr de vez em quando. Apenas ia correndo. Já tinha feito outros desportos antes, natação, ténis, karaté... Com a faculdade não conseguia ter liberdade para esses desportos, então fui-me dedicando apenas à corrida. Nunca tinha feito séries, apenas saía e corria. Só quando entrei na Run Tejo é que comecei com os treinos mais específicos.


3. O que simboliza para ti pertencer à equipa Run Tejo – CM Socks?

Mais do que uma equipa, sinto que é uma família. É com um enorme gosto que venho aos treinos, mesmo depois de um dia mais atarefado, a boa disposição nos treinos é contagiante. Os atletas entreajudam-se uns aos outros, há apoio, esquecemos tudo de negativo.


4. Qual foi o teu maior feito desde que estás no clube?

Evolução física e psicológica, e deve-se principalmente aos treinos que fazemos em conjunto.


5. O que representa para ti esta distinção de atleta do mês?

Foi um misto de emoções. Por um lado, foi um mês em que não consegui treinar quase nada. Fiquei surpreendida, porque não senti que merecia tal prémio. Contudo, pensei que, quando posso, esforço-me muito e senti um enorme orgulho por conseguirem ver o quanto nos esforçamos e por sermos reconhecidos pela nossa dedicação.


6. Quais são os teus atletas de referência?

Nenhum e todos. Não tenho nenhum nome em mente. O que acontece é que, por exemplo, ver atletas do pelotão a sprintar para a meta, com um sorriso, já traz uma enorme motivação. Apenas sair e correr com uma boa disposição é algo contagiante e que me motiva também. Temos o exemplo do Carlos Alves, atleta do nosso clube que, apesar das dificuldades, tem conseguido ultrapassar vários desafios, é certamente um exemplo para todos nós.





7. Qual o conselho que dás a todos os atletas que andam por aí a correr, sem qualquer orientação e grupo de treino?

Eu corri imensos anos sem qualquer treinador. Ia pedindo de vez em quando conselhos aos meus pais, que foram atletas de alta competição. Contudo, para atletas a iniciarem-se pelas corridas, não considero aconselhável treinarem sozinhos. Pode correr bem, mas também podem ganhar lesões, problemas de saúde se treinarem sem qualquer tipo de orientação. Isto porque, podem estar a correr com a técnica errada ou a ter um mau equilíbrio entre os treinos, alimentação e rotina. Também podem acabar por pesquisar algo online, dentro da generalidade, mas que não se adapta a todo o tipo de pessoas, o que pode dar mau resultado. Cada caso é um caso. Considero que o melhor é ter alguém que nos oriente, e no nosso clube, felizmente, temos a ajuda de que precisamos!


8. Como concilias os treinos e corridas com a tua vida profissional e pessoal?

Como a prioridade são os estudos/trabalho, o desporto fica um bocado de lado. Mas ao mesmo tempo, não consigo viver sem desporto. Sempre fui uma pessoa muito desportiva e é bom ter uma distração. Daí gostar de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Adoro o meu trabalho, mas por vezes é mesmo complicado conciliar - chego a impressionar-me em como consigo tentar manter um bom nível em ambas as áreas. Muitas vezes penso, se eu me focasse mais…que resultados teria?! Por enquanto é complicado, quem sabe no futuro?


9. Qual a tua distância preferida, e porquê?

No início, quando entrei na Run Tejo, entre 400 e 8km era um forte não. Nessa altura não tinha muitos treinos. Distâncias como por exemplo: 5km, tinham um ritmo rápido demais para mim. Agora com os treinos mais específicos nem sei, diria que talvez qualquer distância que seja sempre a subir, pelo desafio que proporciona.


10. Qual a tua prova preferida, e porquê?

Várias! É difícil escolher, mas ficam aqui algumas: A São Silvestre da Amadora pelo ambiente incrível.

Grande Prémio da Páscoa de Constância e a Corrida da Água pelas paisagens.

A Corrida dos Sinos porque, além do percurso, tem um significado especial por se realizar perto do local onde vivo.


11. Tens alguns cuidados com a alimentação?

Nem por isso. Alimentação, horas de sono e número de treinos é sempre complicado manter uma rotina regular, portanto vou tentando ajustar ao dia. Como um bocado de tudo. Não me preocupo em não comer certos alimentos. O organismo pede um pouco de tudo e a pessoa estar-se a privar de algum alimento, em específico, poderá fazê-la querer comer mais daquilo, desequilibrando o sistema. Acho que, novamente, é uma questão mais específica a cada tipo de pessoa, para ver como se sente melhor.


12. Qual a tua maior motivação para continuares a correr?

Há fatores externos e internos. Por um lado, ler as mensagens no chat do clube, dá logo uma forte motivação! Pois há sempre um bom ambiente, em que todos estão motivados para treinar. O mesmo ocorre nos treinos em conjunto. Por outro lado, gosto de me desafiar e cada prova é uma superação de mim mesma. Gosto de ver que estou a evoluir e o atletismo é ótimo para isso.


13. Queres deixar algum agradecimento público?

Primeiro que tudo, quero agradecer esta distinção, porque é bom ver o trabalho reconhecido e realmente é algo que motiva o atleta a trabalhar mais. Agradecer ao clube - sinto um espírito único na Run Tejo! Estamos ali para nos apoiar, tanto no desporto como na vida. Agradecer aos meus pais, amigos e colegas de trabalho também. Ter todo este apoio é fundamental!



Fotografia: RUN 4 FFWPU (Armindo Santos)


Agradecimentos aos Patrocinadores:

Prevent Sprain Socks

CM Socks - Peúgas Carlos Maia

Aronick Equipamentos Desportivos

GoldNutrition

Alpa Sports

Ana Dias Runners Club

TransAct LAT

Comments


bottom of page